Destino Guarulhos reúne o trade hoteleiro e debate tendências

Na última quarta-feira (08/09/2021) se reuniram no Hotel Hampton by Hilton as principais lideranças hoteleiras da cidade de Guarulhos. Numa manhã produtiva o debate foi pautado em muita análise de dados e inteligência de mercado. No primeiro painel GRU Airport, Prefeitura de Guarulhos e GRU Convention abordam as perspectivas do destino e oportunidades à No segundo painel profissionais de Revenue`s apresentam números da hotelaria apontando crescimento em 2021/2022. O evento foi organizado pelo GRU Convention em parceria com o Hotel Hampton by Hilton e teve o apoio do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), Prefeitura Municipal de Guarulhos e Unedestinos.




Ricardo Balcone (Diretor de Turismo), Danilo Ramalho (Diretor Executivo GRU Covention), Luciana Nakamura (Vice-Presidente GRU Convention e Gerente Geral Pullman SP Airport), Mauro Kaluf (Hampton by Hilton) e Odécio Paz (Gerente Geral Hampton by Hilton)




A seguir um resumo das discussões:



No Painel Detination quem abriu o debate foi Executiva Comercial da GRU Airport, Julia Dill. Trazendo várias estatísticas do Aeroporto foi visto um crescimento do mercado doméstico em 28% a mais que 2019. A decisão das cias aéreas em operar seu hub em Guarulhos propiciou um aumento e concentração de voos saindo daqui. Embora o mercado internacional não tenha o mesmo resultado positivo é notório que futuros contratos se antecipam acreditando no aquecimento do país. A executiva também mostrou todos investimentos da GRU nos próximos anos como salas VIP, hotel, novos galpões de carga e o foco nos serviços Tailor Maid, uma mudança de tratamento com o passageiro que passa a contar com serviços de hospitalidade durante sua permanência em Guarulhos.


Julia Dill (Executiva Comercial de Negócios Aéreo by GRU Airport)



Em seguida Ricardo Balcone, diretor de Turismo apresentou o contexto do governo municipal nos últimos anos, apontando os avanços e limitações do poder público. Em que pese a pandemia que mudou toda a condução das políticas públicas Ricardo demonstrou que o DETUR tem sido estruturado para criação de um observatório semestral. Salientou a ação de sinalização turística e as novas marca LETRA-CAIXA previstas para ser implantadas na cidade: Bosque Maia, Calçadão, Lago dos Patos, neste último discorreu sobre o projeto de revitalização do Lago, um dos principais espaços de lazer da cidade.



Ricardo Balcone (Diretor de Turismo da SDCETI Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação)


Finalizando o Painel Destination Danilo Ramalho, diretor executivo do GRU Convention fez um diagnóstico dos atores do trade turístico. Classificando em protagonistas e apoiadores o executivo evidenciou como cada pessoa se articula no turismo da cidade e quais os gaps a serem enfrentados. Em seguida como proposição é preciso maior articulação do setor e recursos para o lançamento de produtos do Destino Guarulhos. Como exemplo evidenciou os produtos: Guarulhos Layover, Guarulhos MICE+B, Guarulhos Compras, Guarulhos Gastronômico, Guarulhos Aviação, Guarulhos Bird Watching, Guarulhos Religioso, Guarulhos para guarulhense. Em cada um dessas marcas é possível a criação de produtos e posicionar a cidade em vários mercados competitivos. No encerramento apresentou cases de sucesso na cidade.



Danilo Ramalho (Diretor Executivo GRU Convention)


O Painel Revenue Manegement contou com um debate e análise do histórico das ocupações e diárias médias da cidade.


De início Angelo (RM MARRIOTT) mostrou que Guarulhos pode ser comparado a praça do México. Tanto em número de passageiros como comportamento do mercado os dados mostram muita equivalência. Em seguida Murillo (RM Accor) trouxe o debate da importância do teste de diária média. É um acompanhamento minucioso a fim de trazer resultados a hotelaria. Acompanhado de Mauro Kalluf que também apresentou o panorama dos hotéis Midscale foi possível observar que mesmo com novos patamares de ocupação as diárias médias permaneceram em índices abaixo de 2019 o que compromete a sustentabilidade dos negócios. Algumas conclusões pertinentes, sobre Ocupação: perdemos 38 % de ocupação em 2020, em relação a 2019. Só recuperamos 9 % em 2021, em relação a 2020. Sobre Diária Média: perdemos 4,8 % de Diárias Médias em 2020 em relação a 2019. Perdemos mais 7,3 % em 2021, em relação a 2020. Sobre REVPAR: Perdemos 40 % de REVPAR em 2021 em relação a 2019. Perdemos mais 0,75 % em 2021, em relação a 2020. Uma diferença de 2019 para 2020 de 41%.



Bruno Brunetti (moderador do Painel Renevevue e Gerente Vendas Sleep INN)

Ângelo Castro (RM Marriott)

Murillo Oliveira (RM Accor)


Luciano Sousa (Controller ACCOR) apresentou um gráfico sobre o Ponto de Equilíbrio apontando o alto número de variáveis a fim de se definir um parâmetro para cada negócio hoteleiro. Salientou o quanto é preciso ter o domínio dos custos e despesas para a formatação de preços para além da análise do Market share.


Luciano Souza (Controller Accor)


Ao final cada participante teve a oportunidade de revelar suas impressões e debater as conclusões do evento. A janela de oportunidades para o Destino Guarulhos estão aí. Dados somados mostram que o segundo semestre de 2021 será melhor que 2019, numa tendência virtuosa para 2022. É hora de rever o planejamento do semestre, se abrir as oportunidades de promoção e tornar os negócios do turismo mais competitivos.


Conteúdo das palestras:

https://drive.google.com/drive/folders/1E1D2tZ8TtF4Vz6tVAIV5E0r8Goy-rlOd?usp=sharing



Fotos do EVENTO (by Decca Beraba):

https://www.facebook.com/media/set/?vanity=gruconvention&set=a.2841449772739030




#gruconvention #guarulhosconvention #visitgru #guarulhos #todomundopassaporaqui #somostodosguarulhos #somostodosunedestinos #turismo #gru #unedestinos #visitegru #destinoguarulhos #hamptonbyhilton



154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo