top of page

Entidades e Prefeitura se mobilizam em prol do Calçadão de Guarulhos

Juntas as entidades GRU Convention, Sincomércio Guarulhos, ASSEAG (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos), UnG e a Prefeitura Municipal de Guarulhos se mobilizam para mudar a imagem do Calçadão da Dom Pedro.


Em 2019 o GRU Convention em parceira com a agência Inspira Design desenvolveu a marca turística de Guarulhos. O projeto que levou quase um ano de conclusão tem agora como objetivo espalhar LETRAS CAIXA com a Marca Guarulhos nos principais pontos turísticos da cidade. Como estratégia inicial pensou-se a implantação das letras no calçadão da Dom Pedro, local em que está a origem da cidade e importantes marcos da história: como a Igreja Matriz, o marco zero e o intenso movimento de pessoas.


Foto: Flavio Cantoni (Inspira Design), Flavio Naresi (ASSEAG), Vitor Souza (Secretário Cultura), Reginaldo Senna (Sincomércio Guarulhos), Danilo Ramalho (GRU Convention), Sandra Emi Sato (Coordenadora Curso Arquitetura UnG), Prof. Guerra (ENIAC), Arquitetas Magda e Angela (ASSEAG), Roberto Moreno (professor UnG).


A fim de viabilizar esta LETRA CAIXA no calçadão reuniram-se Sincomércio Guarulhos, ASSEAG e Curso de Arquitetura e Urbanismo e Curso de Turismo da UnG para a elaboração de um projeto de intervenção arquitetônica na região. O resultado desta união e com apoio e participação da Prefeitura Municipal fez surgir algo maior: o Concurso ``Boulevard do Calçadão``.


O objetivo é que se faça um projeto de requalificação do espaço urbano, promovendo e melhorando o seu uso e ocupação e estimulando o crescimento vibrante da cidade e o conforto dos moradores e transeuntes. Divido em três fases de implantação a ideia é que sua viabilidade seja realizada por parcerias público-privadas através do engajamento das entidades.


O edital completo sobre o projeto foi apresentado no dia 20 de agosto em um Seminário na sede da ASSEAG. Neste dia participaram mais de 40 estudantes e professores de arquitetura e urbanismo das instituições: Eniac, Anhanguera e UnG. Todos os envolvidos na concepção do projeto estiveram presentes motivando os estudantes para este grande desafio. O conteúdo completo do Seminário por ser acessado nesta live:




O melhor projeto apresentado no Concurso que tem previsão de entrega para outubro ganhará do GRU um prêmio de R$ 1.000,00 além os créditos de implantação. Em seguida ao projeto pronto as entidades trabalharão para apresentar aos empresários locais as possibilidades de investimento, pensado na viabilidade comercial e implantação imediata no Calçadão.




Vem aí novos desafios e largada para grande acontecimentos, falaremos mais em breve.



 

196 visualizações0 comentário
bottom of page